16/05/2018

Viveiro Municipal  disponibiliza mudas para arborização urbana, recuperação de nascentes, reflorestamento de área de preservação permanente e reserva legal

O Viveiro Municipal de Santa Fe do Sul, vem atuando desde 1997, quando no início tinha o objetivo de produzir mudas de café e algumas frutíferas. Atualmente o Viveiro tornou-se referência na produção de mudas de espécies nativas, buscando amenizar os impactos negativos ao meio ambiente e conscientizar os produtores rurais sobre os cuidados e recuperação das Nascentes, Reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal. Auxiliando também na arborização urbana com espécies nativas de baixo e médio porte.

O Viveiro disponibiliza para os moradores do município até dez mudas de qualquer espécie gratuitamente, basta apresentar comprovante de residência.  Sendo que acima de dez mudas o valor cobrado por cada espécie sera de apenas um real.  A responsável pelo Viveiro Alexandra Mara Barbosa ressaltou que o Viveiro também poderá atender as pessoas de outros municípios entregando mudas com o valor de R$ 1,00, seja para arborização urbana, reflorestamento de área de preservação permanente e reserva legal, recuperação de nascentes, desde que sejam apresentados relatórios e projeto de Reflorestamento.

É possível encontrar no Viveiro aproximadamente 82 espécies disponíveis, entre frutíferas, nativas e exóticas, totalizando cerca de 200.000 mudas. O dinheiro arrecadado com as vendas das mudas e utilizado para a manutenção do próprio espaço e produção de novas mudas. O Viveiro Municipal, conta com uma equipe de 11 funcionários que são os responsáveis pelo plantio, manutenção e colheita de sementes. Segundo o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Adércio Nogueira o principal objetivo do viveiro e   incentivar e estimular aos moradores e proprietários rurais a executar o plantio, promovendo a arborização e reflorestamento. O Viveiro disponibilizara o Disk Mudas, onde os interessados poderão ligar e obter as informações sobre as espécies e quantidades, agendar visitas e consultar sobre a melhor espécie para ser plantada na frente de sua residência.O telefone Disk Mudas é 17 3631 4094.

O Viveiro municipal está localizado na Rua Norte, 1618 no Distrito industrial I, com o horário de funcionamento das 7h as 11h e das 13h as 17.