14/03/2019

Super fiscais da Rede Municipal de Educação auxiliam no combate ao Aedes aegypti

Os Super Fiscais da Rede Municipal de Educação da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) não vão deixar mais o mosquito Aedes aegypti nascer. Acreditando na ideia de que grandes transformações são iniciadas pela mudança da consciência, a Secretaria de Educação  realizou uma ação para conscientizar as crianças e os familiares sobre os cuidados necessários para combater o mosquito Aedes aegypti.

A supervisora da Educação Infantil Cristiane Covre disse que a participação das crianças nas escolhas e tarefas possíveis e seguras do dia a dia contribuem para o desenvolvimento da autonomia e independência. “É importante abordar com os pequenos, nos primeiros anos de vida, sobre os problemas sociais e o que podemos fazer para minimizá-los”, disse Cristiane

As crianças participaram de roda de conversa sobre o mosquito Aedes aegypti e quais as doenças que ele transmite, aprenderam músicas e receberam informações de forma lúdica e divertida.

Foram confeccionadas para as crianças uma capa de super herói, representando o “super fiscal”, e um questionário para ser respondido junto com os pais, após fiscalizarem seu quintal e residência.

“Todos os dias uma criança diferente vai pra casa com sua capa fiscalizar, para que todos tenham a experiência e a vivência de turma, descobrindo os possíveis focos para o mosquito da dengue”, concluiu Cristiane.

As ações de conscientização desenvolvidas na Educação são em parceria com a Secretaria de Saúde.