04/12/2019

Secretaria de Saúde realiza projeto Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva

A secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio do Ministério da Saúde está desenvolvendo em toda rede pública de Saúde o Projeto Saúde Sexual e Reprodutiva, que visa ampliar e fortalecer a atenção da saúde sexual e saúde reprodutiva em todos os ciclos da vida.

Desde outubro está acontecendo capacitações das equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) sobre abordagem sexual respeitando a singularidade e a individualidade de cada um, oficinas lúdicas, dinâmicas cooperativas com adultos e idosos da Unati abordando sobre o preconceito e violência contra a mulher e o idoso, disfunções sexuais e solidão. E também atividades nas ESFs com a educadora Física Silvia Inayama e oficina de artesanato fortalecendo ações relacionadas ao envelhecimento, climatério e menopausa.

Segundo a enfermeira responsável pelo projeto Milena Pietrobon, foi fortalecido ações quanto ao pré-natal do homem e oferta de teste rápido para gravidez, HIV, Sífilis e Hepatites B e C. “Também esclarecemos sobre os mitos do uso do DIU facilitando o acesso a ele”, disse Milena.

Pacientes das ESFs de Santa Fé tiveram o acompanhamento do fisioterapeuta Marcos Sanches que abordou assuntos sobre atrofia urogenital, diminuição do libido e incontinência urinária nas mulheres.

“A incontinência urinária tem cura. Com cuidados simples e tratamento adequado é possível manter qualidade de vida”, disse a secretária de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira.

No próximo semestre o projeto continuará com agenda para atendimento de adolescentes nas Estratégias de Saúde da Família e ações e orientações em toda as Escolas Municipais envolvendo alunos do 6º ao 9º ano.