06/12/2018

Secretaria de Saúde realiza Campanha Santa Fé em doação

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) em parceria com o Hemocentro de Fernandópolis e com o projeto Seja um Herói, Salve Vidas, promovem a Campanha “Santa Fé em doação”. A campanha tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da doação de sangue.

No dia 15 de dezembro, a Prefeitura levará todas as pessoas que queiram ser doadoras até o Hemocentro de Fernandópolis, com saída às 7h, passando pelos seguintes pontos: Rodoviária, Praça da Matriz, Escola Municipal Profa. Agnes Rondon Ribeiro, supermercado Sakashita e Monumento dos Tucunarés. Quem quiser ser um doador pode procurar a Secretaria de Saúde, localizada na rua Dezesseis.  “Uma iniciativa importantíssima e que ajuda efetivamente a salvar vidas”, ressaltou a secretária de Saúde Rosana Vassoler.

Não pode ser doador de sangue quem tem ou teve as seguintes doenças: Hepatite após os 11 anos de idade, Diabetes tipo 1 e tipo 2 insulinodependente, Hanseníase, Chagas, Malária, HIV, Câncer, e drogas ilícitas.

Para doar sangue é importante:

Ter idade entre 16 e 69 anos (menor de idade deve estar acompanhado por responsável);

Homem deve ter mais de 50kg, podendo doar a cada 60 dias (máximo 4 vezes no período de 12 meses);

Mulher deve ter mais de 51kg, podendo doar a cada 90 dias (máximo 3 vezes no período de 12 meses);

Primeira doação deve ser antes dos 60 anos.

No dia da Doação

É obrigatório a apresentação de Doc. Oficial com foto (RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte...);

Estar bem de saúde, sem gripe, tosse, febre, feridas no corpo;

Evitar jejum e após o almoço, aguardar 3 horas para doar;

Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Caso esteja tomando medicamento, levar sempre o nome.