10/07/2018

Secretaria de Saúde realiza campanha Julho Amarelo

No mês de julho a Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio do Rotary Club, realizará a Campanha “Julho Amarelo”, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo, e cerca de 400 mil pessoas vão a óbito todo ano devido a complicações da doença, principalmente por cirrose e carcinoma hepatocelular. O Ministério da Saúde estima que 0,7% da população, entre 15 e 69 anos, no Brasil teve contato com o vírus da hepatite C. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação, existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B.

A campanha consiste em intensificar durante o mês testes rápidos de hepatites virais, tendo como foco principal a Hepatite C. Entre os dias 24 e 28 de julho o trailer do IST/Aids estará na Praça Salles Filho para realizar testes e abordar maior número de pessoas possíveis.

A Secretaria de Saúde também intensificará os cuidados com todos os funcionários da área da saúde - Ambulatório Médico de Especialidades – AME, Santa Casa, Unidade de Pronto Atendimento – UPA, Secretaria Municipal da Saúde, sendo estes submetidos ao teste rápido de diagnóstico de hepatites virais, uma vez que pertencem a um dos grupos de risco e são um dos alvos da campanha “Julho Amarelo”.

De acordo com a secretária de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira, os munícipes que tiverem interesse em realizar os testes devem procurar a Estratégia de Saúde da Família para agendamento, ou procurar o Núcleo de Apoio da Saúde (NAS), que realizará o teste na hora. O paciente deverá levar um documento com foto.

“Alertamos a população para que procurem as Unidades de Saúde e o NAS, para realizarem os testes rápidos e solicitamos para que verifiquem as carteiras de vacinas, uma vez que é oferecido vacina para Hepatite A e B. Contamos com a adesão da população nessa campanha”, disse Rosana.

De acordo com o prefeito Ademir Maschio é importante que a população se previna e realize o teste. “Saúde é prioridade em minha gestão, não medimos esforços para garantir o melhor para nossa população, agradeço o comprometimento de todos os funcionários e colaboradores na certeza do sucesso desta campanha”, disse Ademir.