Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

07/11/2018

Secretaria de Saúde oferece programa especial para pessoas com obesidade 

A Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da Secretaria de Saúde realizou a oficina de culinária para o grupo de pacientes que fazem acompanhamento oferecido pelo Programa de Redução de Obesidade Adulta (PROA). O programa tem como objetivo acompanhar semanalmente pacientes com obesidade grau III e que necessitam de uma reeducação alimentar. Toda semana acontece encontros com nutricionistas e médicos que realizam atendimentos individualizados ou em grupo, com dicas e dietas alimentares para que o paciente consiga perder peso e ganhar qualidade de vida.

Durante as oficinas culinárias os pacientes aprendem na prática a realizarem o preparo de pratos nutritivos e com baixo teor calórico, auxiliando na dieta alimentar. “O maior objetivo das oficinas culinárias é mostrar que os pratos saudáveis são fáceis e tem baixo custo na sua maioria, como pãezinhos de mandioca, que preparamos na nossa última aula com fibras solúveis que auxiliam na eliminação de gordura ajudando assim na perda de peso”, concluiu a nutricionista responsável pelo PROA, Rosana Rulli.

Os encontros do PROA acontecem semanalmente no Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), e os interessados que desejam aderir ao Programa devem procurar a sua Estratégia de Saúde da Família para orientações e realização do cadastro.

“A obesidade é um mal que atinge grande parte da população brasileira, de acordo com o Ministério de Saúde, 48,5% da população brasileira apresenta obesidade e a mesma pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta entre outras doenças. Programas como esse trazem muito ganho para a qualidade de vida da nossa população”, afirmou a secretária de Saúde Rosana Vassoler Theodoro de Oliveira.