06/01/2021

Secretaria de Saúde intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) inicia a partir de segunda-feira, 11 de janeiro, a Campanha de Combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, da febre amarela, do zica vírus e da chikungunya. Os agentes de vetores de saúde visitarão todos os bairros da cidade, verificando a limpeza dos quintais e orientando a população e retirando os possíveis criadouros. Os trabalhos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, até o final do mês de fevereiro.

Nesta época, a estação tem temperaturas mais propícias ao desenvolvimento do mosquito, além das chuvas de verão que podem fazer pequenos criadouros nas plantas, vasos, entre outros objetos que possam acumular água.

Os agentes estarão uniformizados, com máscara, crachá de identificação e fazendo uso de álcool em gel. Com a permissão do morador, o agente fará a vistoria do quintal mantendo sempre o distanciamento. Não será necessário a assinatura na ficha de visitação se não houver criadouros na residência. Caso seja encontrado criadouros, o munícipe será notificado.

De acordo com a Secretária de Saúde Rosana Vassoler a atenção à saúde não para. “Os agentes realizam serviço contínuo de combate ao mosquito nas vistorias que acontecem diariamente, mas estamos intensificando o trabalho. Estamos no meio de uma pandemia, mas não podemos esquecer da dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, que vitimizam nossa população. Vamos eliminar os criadouros, contamos com a colaboração dos munícipes atendendo nossos agentes, permitindo a entrada deles nos quintais e escutando as orientações importantíssimas que são passadas”, disse Rosana.

“Nossa cidade precisa da ajuda de todos para não viver mais um problema de saúde, a dengue. Pedimos que a população aproveite esse tempo de pandemia, quem está em casa, para nos ajudar, limpando seu quintal, tirando todos os criadouros do mosquito. Estamos juntos nesta luta para garantir a saúde de cada cidadão”, disse o prefeito Evandro Mura.