Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

21/03/2019

Secretaria de Saúde de Santa Fé alerta a população para aderir medidas preventivas contra H1N1

Com a chegada do outono e a queda nas temperaturas, a proliferação e circulação de vírus aumentam. Por isso, a Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul por meio da Secretaria de Saúde alerta sobre a Influenza (Gripe H1N1), que é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus pandêmico. O vírus é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e do contato com secreções respiratórias de indivíduos infectados.

“Visando a saúde pública já estamos aderindo medidas preventivas. Orientamos a população que redobre a atenção para evitar a proliferação do vírus.  Nossas Estratégias de Saúde da Família estão de portas abertas para atender e esclarecer os pacientes. Com a apresentação dos sintomas da Gripe H1N1, pedimos que o munícipe procure imediatamente sua Unidade de Saúde”, destacou a secretária de Saúde Rosana Vassoler.

Os sintomas da doença são febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma procure sua Estratégia de Saúde da Família.

É importante que todos redobrem os cuidados adotando algumas medidas simples, que são fundamentais para evitar uma possível proliferação da doença, como:

Lave muito bem as mãos com água e sabão (inclusive entre os dedos, pulsos e dentro das unhas);

Utilize álcool gel para a higienização completa;

Evite esfregar as mãos nos olhos, nariz e boca enquanto não puder fazer nova higienização;

Evite estresse, ansiedade, má alimentação e dormir pouco. Isso enfraquece o sistema imunológico e deixa o organismo ainda mais exposto ao vírus;

Evite aglomerações de pessoas;

Evite compartilhar objetos pessoais.