04/04/2018

Secretaria de Agricultura e Saae Ambiental realizam revitalização de nascente

O Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente (Saae Ambiental) realizou o plantio de 1.300 mudas de espécies nativas na área de Nascente (afluente do Córrego do Jacu Queimado) localizada na Fazenda Ana Carolina. A compensação ambiental se fez presente através do isolamento (cerca) e plantio de árvores.

Segundo o engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian, a preservação e recuperação de Nascentes, assim como das Áreas de Preservação Permanente - APP é de extrema importância para a manutenção do fluxo de água de córregos e rios, na qual é vital para a sobrevivência de animais e vegetais, entre eles, os seres humanos.

O secretário de Agricultura Adércio Rodrigues, informou que a revitalização das nascentes está se tornando uma realidade graças à parceria entre a municipalidade e os produtores rurais. “Essa parceria tem início com a visita dos técnicos da secretaria de Agricultura e Saae Ambiental até a propriedade rural que tenha interesse por parte de seu proprietário em isolar e recuperar a nascente. Estando dentro dos critérios técnicos estabelecidos, as mudas de espécies nativas são doadas pelo Viveiro Municipal de Mudas”, disse Adércio.

“O projeto de recuperação das nascentes se estende a todos os produtores rurais do município, mas o interessado tem que se comprometer a plantar as mudas e realizar todos os tratos culturais necessários para o pleno desenvolvimento do maciço florestal”, concluiu Adércio.

O engenheiro ambiental do Saae Ambiental Marcelo Corrêa dos Santos disse que as ações ambientais desenvolvidas pelo município, além do ganho ambiental, também serão em um determinado momento avaliadas e pontuadas pelos técnicos do Programa Município Verde Azul.