Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

09/11/2017

Secretaria da Saúde realiza 3º Semana de Conscientização e Combate ao Diabetes

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) realiza de 9 a 16 de novembro a 3º Semana de Conscientização e Combate ao Diabetes.

O objetivo da campanha é divulgar, diagnosticar novos casos, prevenir e desmistificar a doença. A campanha será apresentada por meio de palestras e orientações nas Estratégias de Saúde da Família, também haverá uma mobilização na Praça Salles Filho no dia 11 de novembro, com exames de detecção do diabetes, aferição da pressão arterial, peso, altura, IMC, circunferência abdominal, orientação nutricional, distribuição de panfletos e folders, passeio ciclístico e degustação de alimentos dietéticos e frutas.

Diabetes

Diabetes Mellitus é uma doença crônica e autoimune, provocada pela deficiência total ou parcial da produção de insulina pelo organismo ou devido a defeitos na função da insulina. O problema envolve o metabolismo da glicose no sangue, podendo ser apresentado de várias maneiras.

Dois tipos são mais conhecidos: 1 e 2. O primeiro, acomete com mais frequência, crianças e adolescentes. O diabetes tipo 2, ocorre por resistência à ação da insulina, tendo a obesidade como um dos principais fatores desencadeantes. 

O diabetes caracteriza-se pelo aumento das taxas de glicose no sangue (hiperglicemia) após as refeições e/ou períodos de jejum, podendo levar a complicações nos olhos, rins, vasos sanguíneos, sistema nervoso, entre outras.

Os sintomas de Diabetes Mellitus são: urinar com muita frequência ao longo do dia e acordar várias vezes durante a noite para urinar; sede excessiva; aumento do apetite; emagrecimento; fadiga; visão embaçada ou turva; infecções frequentes, principalmente de pele.