há 15 dias

Santa Fé promoverá Festa do Peixe

Como parte das atividades da 14ª Semana do Peixe iniciativa que surgiu por meio do Governo Federal que pretende incentivar a comercialização de peixes e frutos do mar no varejo e food service, bem como aumentar o conhecimento da população sobre os benefícios de comer pescado, acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro a Festa do Peixe, um novo evento gastronômico da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) realizado pelas entidades assistenciais em parceria com a Prefeitura Municipal e com apoio do Sindicato Rural. A festa será no Recinto de Exposições Dr. Rodolfo Abdo (Ficcap) a partir das 19h e a entrada é gratuita.

Os associados da Peixe SP - Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União e produtores de peixes da região serão os principais fornecedores de matéria prima para os pratos.

Serão seis entidades – Rotary Club, Santa Casa, Igreja Batista, Pastoral Social, Apae, Lar dos Velhinhos e Centro Espírita, que oferecerão um cardápio a base de peixes da região, como tilápia, porquinho, pacu, entre outros. Haverá atrações musicais e playground todas as noites.

“Este é mais um evento que entrará para o calendário oficial da nossa cidade, com pratos típicos e valorizados pela gastronomia, além de beneficiar nossas entidades assistenciais. Nossa expectativa é grande e esperamos que o evento seja um sucesso”, disse o prefeito Ademir Maschio.

Piscicultura

Santa Fé possui um grande potencial na área da piscicultura, sendo considerada a maior produtora e tilápia em tanque-rede do Brasil. Localizada às margens do reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Ilha Solteira, a cidade oferece condições climáticas favoráveis e boa qualidade da água, com isso têm atraído a atenção de proprietários rurais e empresários interessados em investir nos diversos segmentos da cadeia produtiva do peixe. A atividade na região é desenvolvida em todos os ciclos e a aquicultura vem ganhando destaque a nível nacional e internacional no ramo Aquícola, gerando novos empregos e aumentando a arrecadação para o município. A cidade possui várias unidades de engorda de tilápia, além de frigoríficos de peixes, fábricas de ração, laboratórios de alevinagem e fornecedores de materiais e equipamentos.