Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

10/01/2018

Santa Fé é cadastrada para aquisição do Castramóvel

A Secretária Municipal da Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) solicitou uma emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil, por meio do deputado Federal Ricardo Izar Júnior, para a aquisição de uma clínica veterinária móvel (Castramóvel).

A clínica veterinária móvel percorrerá os bairros levando o atendimento para perto do morador, com o objetivo de reduzir o abandono de animais e conter a procriação descontrolada, que estimula maus-tratos, abandono e posse irresponsável.

O Castramóvel contará com padrões de higiene e segurança para a castração dos animais domésticos de Santa Fé e dos municípios vizinhos que compõe a macrorregião (Santa Rita D'Oeste, Rubinéia, Três Fronteiras, Nova Canaã Paulista e Santa Clara D'Oeste).

De acordo com o secretário de Saúde Kediel Rodrigues Alves, a clínica veterinária móvel será adquirida com o fim de melhorar ainda mais o atendimento e a qualidade da saúde pública, assim como a qualidade da saúde dos animais domésticos. “Nos empenhamos pelos animais porque eles merecem nosso carinho e respeito. Esperamos que Santa Fé receba essa emenda o mais rápido possível para atender os animais”, concluiu Kediel.

Segundo a médica veterinária responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Fabiana Jacometti, o objetivo da ação é o controle de natalidade e a reprodução descontrolada dos animais, o que evita o abandono em via pública. “Quanto menos animais abandonados nas ruas, menos riscos de transmissão de doenças para os seres humanos. Mas há também ganho considerável para a saúde dos animais, pois a castração previne, principalmente nas fêmeas, tumores de mama e acúmulo de pus no útero”, disse.

É fundamental a conscientização da população que o abandono de animais é crime, quem testemunha um animal sendo abandonado deve denunciar em delegacia de polícia.