18/06/2018

Santa Fé do Sul completa 70 anos de muitas lutas e conquistas

A Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) completa 70 anos de muitas lutas e conquistas no próximo domingo (24). Santa Fé, um município que abriga cerca de 35 mil habitantes, é considerada centro de região do Noroeste Paulista e oferece à sua população qualidade de vida, lazer e a tranquilidade de cidade do interior.

Para comemorar a data, a Administração Municipal por meio da secretaria de Turismo e Cultura preparou uma programação especial na Praça Salles Filho. Às 8h, haverá uma missa campal e logo após apresentação da Banda Marcial de Inocência. Às 10h, acontecerá o parabéns para Santa Fé com bolo para a população.

“Estou muito feliz em poder comemorar os 70 anos da nossa cidade com muitas realizações para a nossa população. Aproveito para convidar você e sua família para participarem conosco da comemoração à nossa Estância”, disse o prefeito Ademir Maschio.

História de Santa Fé do Sul

Santa fé do Sul foi fundada em 24 de junho de 1948 por Hélio de Oliveira, mas a emancipação política aconteceu somente em 24 de julho de 1953. A colonização da cidade teve início com os trabalhadores da Companhia Agrícola de Imigração e Colonização (CAIC), que trabalhavam na expansão da antiga estrada de ferro Araraquarense.

O nome Santa Fé foi escolhido por coincidir com as iniciais de Sales Filho, deputado estadual que, com o apoio de outros parlamentares, conseguiu elevar o povoado à condição de município. A partícula Sul foi acrescentada porque na região Norte do Brasil, havia uma vila com o mesmo nome. Hoje, a cidade é um importante polo logístico para a indústria e para a agropecuária porque conta com a Ponte Rodoferroviária e a Hidrovia do Tietê-Paraná.