Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

11/09/2019

Santa Fé confirma primeiro caso de sarampo e reforça ações de prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) recebeu nesta semana o exame que confirmou o primeiro caso de sarampo do município, uma criança de um ano e cinco meses. Ela tinha tomado uma dose da tríplice viral, vacina contra Caxumba, Sarampo e Rubéola. Assim que houve a suspeita, a equipe de Vigilância Epidemiológica tomou todas as medidas preventivas. No dia 21 de Agosto foi realizado o bloqueio vacinal em todos os alunos da Escola Municipal Profa. Dirce Aparecida Contieiro Pedrassa, onde a criança suspeita estuda.

“Vacinamos 182 alunos e 38 funcionários da Escola com a tríplice viral. O protocolo do Ministério da Saúde orienta que em caso de suspeita de sarampo é preciso fazer o bloqueio em até 72 horas, mas optamos em realizar a vacinação em 24 horas com o intuito de interromper o possível ciclo do vírus. Mesmo as crianças de 6 meses a 1 ano receberam a vacina, chamada de dose zero. Esta ação imediata foi fundamental para interromper o ciclo do vírus”, ressaltou a chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Valéria Campói.

Na volta às aulas, no início de agosto, a Secretaria de Saúde realizou um trabalho de prevenção contra o sarampo em crianças de até 5 anos nas escolas municipais. A enfermeira da Clínica de Atenção à Saúde (Clias), Drielen Bertolassi, visitou as escolas para uma verificação nas cadernetas de vacinação de todas as crianças com foco na tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).

 

Imunização

Mediante o aumento de casos de sarampo em todo o Brasil, o Ministério da Saúde ampliou o público-alvo para receber a vacina tríplice viral, que agora será aplicada também em crianças de seis meses a um ano de idade.

As pessoas com até 29 anos têm que ter no cartão de vacina o registro de 2 doses da Tríplice Viral. Pessoas de 30 a 59 anos devem ter o registro de 1 dose da Tríplice Viral. Estar com a Caderneta de Vacinação em dia é fundamental para prevenir as doenças. Procure a Sala de Vacina mais próxima para atualizar sua imunização. 

 

O que é Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

 

Sintomas

Febre acompanhada de tosse;

Irritação nos olhos;

Nariz escorrendo ou entupido;

Mal-estar intenso.