Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

22/08/2019

Professores de Santa Fé do Sul participam de capacitação em primeiros socorros

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), por meio da Secretaria Municipal de Educação, e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Unifunec, realiza curso de capacitação com todos os professores da Rede Municipal de Educação em noções de primeiros socorros.

Nesta quinta-feira, 22 de agosto, 212 professores estão sendo capacitados e no dia 4 de setembro mais 101 professores, totalizando 313.

A capacitação é em cumprimento a Lei 13.722 de 4 de outubro de 2018, chamada de Lei Lucas, que tornou obrigatório o treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

A lei ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar. As professoras que acompanhavam os alunos não sabiam como agir e não conseguiram salvar a vida do garoto. O engasgo é uma das situações com as quais o curso ensina a lidar.

Para garantir o treinamento a todos os professores, foram formadas três turmas: manhã (7h30), tarde (13h30) e noite (19h30). As aulas foram no anfiteatro do Unifunec no Campus II com a professora Alcione Michele Castro Consoni.

Os temas abordados foram: definição do que são primeiros socorros, responsabilidades, local do evento/acidente, avaliação da vítima, crise convulsiva, sinais, como agir, desmaio, causas, atendimento, hemorragias, ferimentos corto contuso, queimaduras, engasgo, quedas e parada cardiorrespiratória.