Buscar
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

28/08/2019

Prefeitura incentiva práticas para plantio de tomate orgânico

A Administração Municipal de Santa Fé do Sul tem buscado formas de incentivo e capacitação para os agricultores do município sobre o cultivo e importância do alimento orgânico para a agricultura e meio ambiente.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente e interlocutor do Programa Município Verdeazul Marcelo Correa, a agricultura orgânica tem ganhado força entre os produtores, que aos poucos, enxergam os benefícios de alimentar-se melhor e diminuir os impactos ambientais. “Esse desejo de alimentar-se melhor é o desejo da maioria da população, que tem buscado alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos”, disse Marcelo.

Pensando nisso a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente ofereceu, em parceria com o Senar – Serviço Nacional de Aprendizado Rural e Sindicato Rural de Santa Fé do Sul, um curso de capacitação para pequenos produtores para boas práticas sustentáveis, através do curso “produção de tomates orgânicos”, preparando-os para a produção agrícola em sistema orgânico.  

A propriedade onde foi realizado o curso para plantio de tomate orgânico, foi o Sitio São José, no Alto Bacuri, ministrado pela instrutora do Senar, Mariley de Castro Almeida da Silva. A capacitação teve início em março de 2019 com finalização dia 24 de agosto, e capacitou 15 agricultores.

A instrutora relatou que foram colhidas 5 caixas de tomates orgânicos plantados pelos participantes durante o curso.

Os cursistas surpreenderam-se com o ótimo resultado, salientando que o plantio é possível sem o uso de agrotóxicos, gerando um produto de boa qualidade, com boa produção.

O prefeito Ademir Maschio disse que é gratificante ver como se deu todo o curso e o resultado positivo do mesmo. “O alimento orgânico será cada vez mais consumido, além do benefício para saúde e meio ambiente, estamos pensando na geração de renda para pequenos agricultores”, disse Ademir.