Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

26/09/2019

Prefeitura de Santa Fé será uma das primeiras cidades com Usina de Energia Solar 

Ao contrário da maioria dos municípios brasileiros que não aproveitam seu enorme potencial solar, a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) por meio da Secretaria de Obras iniciou a construção para a instalação da Usina de Energia Solar – Sistema Fotovoltaico conectado à Rede (Geração em Solo) para geração da sua própria energia elétrica. Ela está sendo instalada no Jardim Europa III, ao lado da creche.

O projeto propõe a instalação de uma Usina Solar com potência de sistema de 396 kWp e produção estimada de 50.000 kWh/mês, em uma área de cerca de 7.300 metros quadrados. O investimento será de R$ 1.857.093,44. A proposta é que o sistema atenda todos os órgãos municipais, gerando uma economia de R$ 500.000,00, por ano, para o município

 A energia fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em energia elétrica, realizada por meio das placas e demais equipamentos que compõem os sistemas solares fotovoltaicos. Como o seu sistema funciona com a luz solar, sua geração oscila conforme a posição do sol no céu, apresentando maior geração ao meio dia (sol pico) e cessando a produção durante à noite

Assim como a eólica e a do mar, a energia solar se caracteriza como inesgotável e é considerada uma alternativa energética muito promissora para enfrentar os desafios da expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental. No caso de Santa Fé do Sul, a usina será fotovoltaica, processo de aproveitamento da energia solar para conversão direta em energia elétrica, utilizando os painéis fotovoltaicos e a energia térmica.

“No estado de São Paulo existe poucas usinas de energia solar e o nosso município com certeza dará um grande passo para a sustentabilidade e eficiência energética”, disse o prefeito Ademir Maschio.