08/08/2019

Prefeitura de Santa Fé leva produtores rurais para visita técnica em plantações

Produtores Rurais da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) visitaram nesta quinta-feira, 8 de agosto, a produção de morangos e parreiras de uvas no município de Urânia.

O turismo rural foi organizado pela Prefeitura Municipal de Santa Fé, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural e SENAR.

Segundo o secretário de Agricultura, José Emídio Calazans, o objetivo é mostrar mais uma forma de geração de renda para o pequeno produtor rural. “A visita técnica é uma forma de levar conhecimento para os produtores, mostrar a realidade do turismo rural e conhecer as possibilidades”, disse José Emídio.

Santa Fé do Sul tem mais de 500 propriedades rurais e a maioria é pequena propriedade que conta com a agricultura familiar, por isso o investimento nas plantações de morango e uva é muito viável.

O Sindicato Rural/SENAR em parceria com a secretaria de Agricultura oferece atualmente o curso de Turismo Rural que faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“O investimento com certeza gera emprego e renda para a agricultura familiar e é uma grande oportunidade para os produtores”, ressaltou o prefeito Ademir Maschio.

O produtor Sidnei Roveda esteve na visita e disse que pretende trabalhar com o turismo rural. “Começamos e fizemos um canteiro experimental de uva e no futuro queremos ampliar e trabalhar oferecendo almoço, café da tarde e outras atrações na propriedade que fica no Alto do Bacuri”, disse.

Estiveram presentes o engenheiro Vagner Gurian, a professora do curso de Turismo Rural, Neuci Calazans, o presidente da Associação de Produtores Rurais do Alto do Bacuri, Durival Garrutti e produtores rurais.