21/03/2019

Prefeitos do Consagra reúnem-se com secretário de Saúde do Estado

Os prefeitos que compõe o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde dos Grandes Lagos (Consagra) Ademir Maschio (prefeito de Santa Fé do Sul), José Marcos Alves (prefeito de Nova Canaã Paulista), Rubens José Belão (prefeito de Três Fronteiras), Wair Jacinto Zapelão (prefeito de Santa Clara D `Oeste), Alaor Pasian (prefeito de Santa Rita D`Oeste) e Aparecido Goulart (prefeito de Rubinéia) reuniram-se na capital paulista na Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (20) com o secretário José Henrique Germann Ferreira para tratar de assuntos sobre os valores de repasse destinados a saúde. O deputado Estadual Itamar Borges também participou da reunião.

De acordo com o presidente do Consagra Ademir Maschio os municípios tem sofrido por falta de recursos na área da Saúde, e que para manter as entidades com Santa Casa e Upa funcionando com qualidade será importante que o Governo do Estado apoie e ajude com recursos.

“Foi uma reunião muito produtiva, o secretário disse que avaliará tudo e logo nos dará uma resposta”, disse Ademir.

Consagra

O Consórcio Público constitui um instrumento para a resolução de problemas ou para alcançar objetivos comuns, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os municípios que formam o Consagra são: Estância Turística de Santa Fé do Sul, Santa Rita d’Oeste, Três Fronteiras, Rubineia, Nova Canaã Paulista e Santa Clara d’ Oeste.

O Consagra administra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde as despesas são rateadas entre os seis municípios. Santa Fé custeia 66% dessas despesas.