08/03/2018

Plantio de Mudas de Espécies Nativas em APP e Reserva Legal

A preservação do meio ambiente é uma constante do Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul. Pensando nisso, em fevereiro, a Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com o Saae Ambiental fizeram o plantio de 1.469 mudas de espécies nativas adaptadas a região. O plantio contemplou uma Área de Preservação Permanente - APP (550 mudas) e uma Área de Reserva Legal (919 mudas), estando ambas localizadas na proximidade da Represa de Captação de Água destinada ao abastecimento do município.

A compensação ambiental foi necessária em decorrência ao dano ambiental ocasionado pela erradicação de 22 indivíduos arbóreos nativos para a execução da obra de “Ampliação do Aterro Sanitário”. Segundo o engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian, esse plantio busca cumprir o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental assumido pelo município perante a Cetesb, na qual envolve o plantio e também todos os tratos culturais necessários para o pleno desenvolvimento das mudas, devendo essas ações serem comprovadas anualmente através do Relatório Técnico de Monitoramento.

O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Adércio Rodrigues, informou que tanto a produção das mudas quanto o plantio foi executado pela equipe do Viveiro Municipal de Mudas. “Todas as ações ambientais locais têm um reflexo global, por isso é fundamental promover as ações propostas”.