08/03/2018

Palestra sobre IST/Aids na adolescência é ministrada pela Secretaria de Saúde

A Administração Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul realizou na terça-feira (6), no Complexo Turístico, palestra sobre IST/AIDS na Adolescência, ministrada pelo infectologista Dr.  Mauricio Favaleça, tendo como público alvo profissionais que trabalham em contato direito com os adolescentes, especialmente professores. Aproximadamente 400 pessoas participaram da ação, que integra o Programa IST/Aids. A palestra foi uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

Os temas abordados na palestra foram como prevenção, promoção à saúde, sinais e sintomas de algumas ISTs, como gonorreia, sífilis uretrites, tricomoníase, candidíase, vaginose, cancro mole, herpes e Aids: Síndrome da imunodeficiência humana (HIV). Também foram discutidos os meios de prevenção com foco no uso de preservativo masculino e feminino, testagem para o HIV e o acesso a Profilaxia Pós-exposição (PEP).

A Coordenadora do Programa IST/Aids, Silvia Regina dos Santos Benites, ressaltou que o número expressivo de ouvintes demonstra que as palestras são necessárias para orientar e capacitar os profissionais que podem e trabalham preventivamente com os adolescentes.

“Em 2017 realizamos muitos projetos com os jovens e percebemos que alguns profissionais tinham dúvidas, então vimos a necessidade da extensão do programa para atingir também esse público. Agradeço todos os nossos colaboradores pela dedicação na organização desse evento”, disse o Secretário Municipal de Saúde Kediel Rodrigues Alves.

Segundo o prefeito Ademir Maschio as ações preventivas são fundamentais para garantir a saúde dos adolescentes. “Parabenizo todos os envolvidos, vimos o sucesso que foram as atividades de prevenção das IST/Aids, agora mais uma atividade voltada para os profissionais que cuidam dos nossos jovens, todas essas ações mostram nossa preocupação em sempre fornecer qualidade de vida para nossa população”, declarou o prefeito.