11/03/2019

Merenda escolar recebe alimentos frescos e de qualidade

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (11) a primeira entrega de alimentos pelos fornecedores do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE 2019, à empresa Della Fattoria Alimentare Refeições, responsável pela merenda escolar das escolas da Rede Municipal da Estância Turísticas de Santa Fé do Sul (SP).

São mais de 30 tipos de alimentos, entre frutas e legumes, como, batata, abobrinha, abacaxi, banana, mamão, alface, laranja, limão, cenoura, entre outros e alimentos orgânicos como abobrinha, almeirão, cheiro verde, mandioca e pepino.

O prefeito Ademir Maschio, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente José Emídio Calazans, o secretário de Educação Carlos Rogério Garcia, o vereador Marcelo Favaleça, agricultores e funcionários municipais acompanharam a entrega dos alimentos. “Nossos alunos têm acesso a alimentos frescos e de qualidade, além de beneficiar os produtores familiares do nosso município, estamos trazendo para nossa merenda o que há de melhor em nosso município. Esses alimentos passam por uma fiscalização rigorosa, para que o padrão de qualidade seja garantido”, disse Ademir.

O Programa Federal, conforme a Lei nº 11.947, de 16/6/2009 - determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida da Agricultura Familiar por meio da compra direta dos produtores rurais para as escolas. Em Santa Fé essa cota é de 35%, podendo ser aumentada ao longo dos anos conforme a produção e a diversificação de alimentos dos agricultores familiares. O valor de repasse para o Programa é de R$ 251.104.86 mil por ano. Atualmente 24 produtores integram o programa.

“A Prefeitura exige qualidade dos produtos para beneficiar os alunos com produtos frescos, vindo direto do produtor rural para as escolas do município. Para os produtores também é interessante, pois estão entregando seus produtos a preço de mercado, com um ganho extra em sua renda familiar” ressaltou José Emídio.

O secretário de Educação lembrou que a merenda escolar de Santa Fé é diferenciada. “Nossa Educação é referência em qualidade e a merende mantém um padrão de excelência”, afirmou Carlos Rogério.