10/02/2020

Merenda Escolar de Santa Fé do Sul tem qualidade garantida

Nesta segunda-feira (10) foi realizada a entrega formal de alimentos fornecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), à empresa Starb, responsável pela merenda escolar das escolas da Rede Municipal de Educação da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP).

O Programa Federal, conforme a Lei nº 11.947 de 16/6/2009, determina que no mínimo 30% da merenda escolar seja adquirida da Agricultura Familiar por meio da compra direta dos produtores rurais para as escolas. Em Santa Fé do Sul essa cota é de 35%, podendo ser aumentada ao longo dos anos conforme a produção e a diversificação de alimentos dos agricultores familiares. O valor de repasse para o Programa em 2020 é de R$ 240.605,30 por ano. Atualmente 20 produtores integram o programa.

“Nossos alunos têm acesso a alimentos frescos e de qualidade, além de beneficiar o produtor familiar do nosso município, também estamos trazendo para nossa merenda o que há de melhor”, disse o prefeito Ademir Maschio.

São mais de 30 tipos de alimentos, entre frutas e legumes, como, batata, cenoura, tomate, batata doce, abobrinha, pepino, cheiro verde, abacaxi, banana, mamão, alface, couve, laranja, limão, melancia, uva, entre outros. A entrega de alimentos frescos é feita três vezes por semana.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente é responsável pela fiscalização e parte técnica do processo.

“É um incentivo ao produtor que sabe que pode contar com essa venda durante o ano, pois o difícil para o produtor é a comercialização e não a produção. Nós visitamos as propriedades, fazendo todo um acompanhamento, os alimentos passam por uma fiscalização rigorosa de qualidade”, destacou o secretário de Agricultura, José Emídio Calazans.

O vice-prefeito Alcir Zaina, o secretário de Educação Carlos Rogério Garcia, o vereador Ronaldo Lima, agricultores e equipe da Starb, acompanharam a entrega dos alimentos.