Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

14/12/2017

Guardas Municipais já podem usar armas não letais de eletrochoque

A primeira turma de servidores da Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) já está apta a fazer uso de armas não letais de eletrochoque. Os Guardas passaram por várias etapas para poderem utilizar o equipamento, como: treinamento, capacitação, avaliação psicológica e médica. A última etapa foi realizada na segunda-feira (11), no Campus II da Funec, com o GCM João Luiz Flausino. Todos os aprovados também passaram por sensibilização, recebendo o choque da arma para sentirem os efeitos causados.

De acordo com o comandante da corporação Everson Merighi Pinha, o objetivo do Governo é reforçar o trabalho de fiscalização do patrimônio público, segurança dos cidadãos e também do trânsito na cidade.

O subcomandante da Guarda Municipal Douglas Marcel disse que o curso capacitou o agente como operador do equipamento, com previsão legal da utilização. “Foi reforçado o diagrama do emprego do uso da força, quando deve-se fazer a utilização ou não da arma, além da sensibilização, para saber os efeitos que a arma causará no infrator que receberá o disparo, evitando assim abusos no ato da incapacitação, além de procedimentos posteriores ao disparo”, concluiu Douglas.

Os equipamentos incapacitantes podem ser utilizados pela GCM, de acordo com a Lei Federal n° 13.022/2014.

O prefeito Ademir Maschio parabenizou a primeira turma e ressaltou a importância do trabalho da Guarda Civil Municipal em parceria com as Polícias Civil e Militar para preservação do bem maior, o ser humano.