Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

11/09/2019

Funcionárias municipais da Saúde de Santa Fé participam de capacitação sobre o Sarampo 

As Funcionárias Municipais da Secretaria de Saúde da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) participaram de uma capacitação “Alerta Sarampo 2019”, que aconteceu em São José do Rio Preto, no Centro de Convenções da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), no dia 5 de setembro, e contou com cerca de 500 profissionais da Saúde de toda região.

As enfermeiras Valéria Campoi, Ana Rita Panula e Milena Pietrobon participaram da capacitação com o infectologista da Fiocruz Amazonas, de Manaus, Dr. Marcus Lacerda, que atuou em cerca de 9 mil casos suspeitos de sarampo em Manaus (mais de 7 mil confirmados). Lacerda chamou atenção de todos os presentes com muita informação, imagens de pacientes infectados e princípios de cuidados contra a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente 53 cidades em quatro estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná) mantêm-se com surto ativo de sarampo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados da doença. Os sintomas são febre, conjuntivite, coriza, tosse e manchas vermelhas.

A vacinação é a única maneira de prevenir o Sarampo. O esquema vacinal é feito através da vacina tríplice viral. A vacina encontra-se em todas salas de vacinas de Santa Fé.