21/03/2019

Estudantes visitam o Saae e aprendem sobre a importância da água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água – 22 de março, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto e Meio Ambiente (Saae Ambiental) da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e Secretaria de Educação, realizaram atividades educativas durante a semana para estimular os estudantes da Rede Municipal de Educação sobre o uso consciente da água.

De acordo com o engenheiro ambiental do Saae Marcelo Corrêa dos Santos, as atividades realizadas tem como objetivo discutir os temas relacionados a água e alertar a população sobre a importância da preservação para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

O Saae realizou visitas monitoradas com os alunos na Estação de Tratamento de Água e Esgoto - ETA para que pudessem ter acesso a diversos assuntos relacionados à água, como sua importância, seu ciclo, poluição dos rios, desperdício, escassez, entre outros. “Esta ação conjunta visa desenvolver nas crianças e jovens uma consciência ambiental e trazer uma proximidade com a natureza que a vida moderna não proporciona”, disse Marcelo.

O superintendente do Saae Armando Rossafa disse que segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem desenvolver atividades no dia da Água para sensibilizar sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

As escolas municipais abordaram o tema por meio da elaboração de atividades como leitura, pintura, teatro, entre outros. O tema Água foi discutido nos espaços educacionais de acordo com a faixa etária.

“É importante ressaltar que durante o ano todo são realizadas atividades educacionais sobre a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos”, disse Marcelo.