07/11/2018

Engenheiro Agrônomo participa de capacitação técnica em ciências agrárias

O engenheiro agrônomo da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), Vagner Luiz Gurian, participou da XXXI Semana de Estudos Agronômicos de Presidente Prudente (SEAPP), que aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. O evento é organizado anualmente pelo curso de engenharia agronômica da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e os temas abordados em debates foram direcionados a Inovação e Tecnologia na Agricultura Brasileira.

Os trabalhos foram divididos em palestras, minicursos e dia de campo. A programação abrangeu os seguintes temas: trabalho: fonte de prazer ou prisão psíquica; experiência profissional de um Engenheiro Agrônomo; diagnóstico rápido da estrutura do Solo (DRES); minimizando os efeitos da compactação do solo em sistemas de produção agrícola; rotação de culturas como estratégia para aumento da produtividade e controle do bicudo; atuação profissional do Engenheiro Agrônomo em grandes corporações do agronegócio; irrigação e fertirrigação em cana-de-açúcar; boas práticas na gestão de propriedades agrícolas; sistemas de produção de hortaliças regionais; produção e comercialização de hortifrútis; boas práticas na mecanização agrícola e manejo de plantas forrageiras.

De acordo com o engenheiro agrônomo Vagner Luiz Gurian, a capacitação técnica é fundamental, pois a tecnologia é dinâmica e a todo o momento surgem novos trabalhos científicos voltados as inovações tecnológicas do agronegócio que buscam incansavelmente o aumento da produtividade, o bem-estar do homem do campo e principalmente técnicas menos agressiva ao meio ambiente.

O Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Adércio Rodrigues apoia e incentiva a capacitação técnicas dos funcionários da secretaria. “A área rural do município de Santa Fé do Sul é formada por 589 propriedades rurais, onde a grande maioria é explorada por agricultores familiares, os quais necessitam de novas tecnologias, pois só assim conseguirão explorar a atividade agropecuária de maneira rentável e evitar o êxodo rural”, afirmou Adércio.