Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

27/09/2018

Departamento de Meio Ambiente implanta Espaço Árvore

O Programa Município VerdeAzul da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP) traz a nova proposta, que integra a diretiva Arborização Urbana. É o Espaço Árvore. O Espaço Árvore consiste em deixar no entorno das árvores um novo parcelamento de solo com condições mínimas adequadas ao local de plantio das espécies, garantindo de forma perene o seu crescimento, desenvolvimento, possibilitando, com isso, que ela possa atingir seu clímax. No que tange às árvores já plantadas em calçadas de ruas e avenidas, os municípios devem, na medida do possível, “libertar” as árvores do concreto em torno delas.

 

O diretor do Departamento do Meio Ambiente e interlocutor do Município VerdeAzul Marcelo Corrêa salientou que a ideia a princípio é que seja implantado no calçamento de áreas públicas. “As árvores precisam de espaço ao seu redor, o que se percebe é que estão estranguladas pelo concreto. Para a realização dessa ação contamos com o apoio do Secretário Thiago que prontamente atendeu a solicitação enviando os funcionários para abertura dos espaços em torno da arvore para que possa respirar, receber mais água e, com isso, não se atrofiar”, disse Marcelo.

 

O Espaço Árvore deverá ter seu perímetro e sua área proporcional à metragem do passeio compreendendo a largura do espaço árvore 40% e o comprimento, o dobro de sua largura, respeitando sempre a acessibilidade ou passagem mínima de 1,20 m para o pedestre.

 

No caso dos prédios públicos, o projeto tem que ser implementado em um prazo de até três anos. O Espaço Árvore traz muitos benefícios, como: aumento da infiltração da água no solo; minimização dos problemas relacionados à impermeabilização do sol; retenção de resíduos e infiltração da água da chuva no solo; aumento da fixação da base da árvore; reabastecimento do lençol freático e do embelezamento da cidade. Para maiores informações sobre o Espaço Arvore a população pode procurar a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.