22/01/2020

Baseado em testes e laudos, SAAE Ambiental garante a qualidade da água para consumo

Na tarde desta quarta-feira (22) o prefeito Ademir Maschio se reuniu com o Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae Ambiental, Armando Rossafa, e os técnicos da Autarquia com o intuito de acompanhar as medidas tomadas até o momento para solucionar a mudança na coloração da água. O prefeito Ademir pediu que seja feito um conjunto de esforços e ações para resolução definitiva da questão.

Algumas medidas já foram adotas: lavagem de todos os Reservatórios de água, troca dos leitos filtrantes, análise de hora em hora na Estação de Tratamento de Água (ETA), Coleta e análise da água no Adolfo Lutz, esgotamento de água nos cavaletes das residências que acionam o Saae.

O Superintendente Armando Rossafa, acompanhado pelo assessor Jurídico Milton Ricardo Carvalho e o engenheiro Ambiental Marcelo Correa, estiveram em Araraquara, nesta terça-feira (21), com o biólogo Eduardo Herique Keller para discutir sobre a alteração da coloração da água em alguns pontos da cidade. Na próxima sexta-feira (24), Keller visitará Santa Fé para avaliar a água.

Segundo o Chefe da Estação de Tratamento de Água, Roberto Carlos de Mello, técnico em química, são realizadas diversas análises na água para garantir a qualidade da mesma à população. “Estamos investigando o porquê desta mudança na água. Contudo, baseado em testes e laudos, apesar da coloração modificada, podemos garantir que nossa água continua de boa qualidade e própria para o consumo”.

Além dos testes realizados no SAAE diários, o laboratório Ecosystem Análises Ambientais confirmou em 6 de janeiro de 2020 que a água de Santa Fé é potável e adequada para o uso humano de acordo com a Portaria de Saúde 2.914.

Participaram também da reunião diretor do Departamento Administrativo do Saae, Evaldo Luis Gomes, o Chefe da Estação de Tratamento de Água - ETA, Roberto Carlos de Mello, Paulo Sergio Rodrigues, assessor Jurídico do Saae Milton Ricardo Carvalho, o engenheiro Ambiental Marcelo Correa, assistente de Comunicação do Saae Flávia Silvestrini, a Chefe de Gabinete Josiane Zuri e a coordenadora da Comunicação da prefeitura Heidi Silveira.