Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

16/05/2019

Aumentam os casos de HIV entre jovens 

Dados do Ministério da Saúde divulgados recentemente apontam um expressivo aumento de casos de HIV, especialmente entre os jovens entre 15 e 24 anos. Na Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), os casos da doença também aumentaram, só este ano foram confirmados cinco novos diagnósticos nesta faixa etária.

Em Santa Fé existe o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) que visa orientar e esclarecer métodos de prevenção, distribuição de preservativos femininos e masculinos e testes rápidos gratuito e sigiloso. Segundo a coordenadora do Programa IST/Aids Regina Ivete de Oliveira, o Programa tem um psicólogo no caso de o resultado ser positivo para a doença, que dá o suporte necessário para o paciente.


Aids

Como pega a doença: sexo vaginal, anal e oral sem camisinha, uso de seringa por mais de uma pessoa, transfusão de sangue contaminado, da mãe infectada para o seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação e instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Como não pega: sexo, desde que use corretamente a camisinha, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, sabonetes, toalhas, lençóis, talheres, copos, assentos, piscina, banheiro, doação de sangue e pelo ar.