Buscar
A-
A
A+
Tamanho da Fonte
print Imprimir
personEnviar para um amigo

Compartilhe com um amigo:

clear
Ops! Verifique os campos destacados acima.
COMPARTILHAR

12/04/2019

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente-, SAAE Ambiental, COOPERATIVA COOPERSUL e Programa Município Verde Azul

Um projeto de coleta seletiva é a melhor forma de destinar os resíduos adequadamente. As residências são significativas fontes geradoras de resíduos. Se não houver um gerenciamento adequado, o grande volume de material apresenta sérios riscos de poluição e de contaminação ambiental, para que isso não ocorra a população deve se organizar e formar o hábito de separar os resíduos em casa.

Quando se fala de organização com muitas pessoas envolvidas, automaticamente se  fala de uma diversidade de valores individuais. Alguns aprenderam desde cedo a importância de jogar o lixo domiciliar no local certo ou até evitar desperdícios. Outros ainda precisam despertar para essas questões. Quando se fala de coleta seletiva, precisa pensar nos três “Rs” dos resíduos – reduzir, reutilizar e reciclar.

Isso significa que primeiro é necessário reduzir a geração, reflexo da diminuição do desperdício, reutilizar os materiais em bom estado, o que evita a compra de itens novos e, por fim, reciclar os resíduos que não podem ser usados. Assim, de forma simplista, fazer um programa de coleta seletiva é bom para preservar o meio ambiente e para reduzir custos, além de diminuir os resíduos que são enviados ao aterro sanitário. O município de Santa Fé do Sul, possui a Cooperativa Coopersul, que realiza a coleta de vários materiais tais como plástico, papelão, papel, ferro, alumínio, entre outros, atendendo a uma grande parte da população em sua arrecadação. A Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Meio Ambiente e o SAAE Ambiental também buscam realizar várias ações de coleta seletiva tais como a arrecadação de lixo eletrônico, pilhas e baterias, lâmpadas, pneus inservíveis e efetivar a destinação correta para esses resíduos. O SAAE implantou eco ponto na praça central para facilitar  e auxiliar a população no descarte  correto. A Coleta Seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado corretamente deixa de ser lixo, por isso é necessário que a campanha de sensibilização e conscientização se estenda na rede municipal de educação para que atinja um maior número de pessoas que abracem a causa, afirmou o engenheiro ambiental Marcelo Correa.

Links Úteis
+ Notícias ver mais >